fbpx
Início » “BLENDING” DE LIOs PARA MELHORAR RESULTADO REFRATIVO, POR LARISSA GOUVEA
Artigos

“BLENDING” DE LIOs PARA MELHORAR RESULTADO REFRATIVO, POR LARISSA GOUVEA

Durante a última década, novas tecnologias de lentes intraoculares para a correção de presbiopia (LIOs-CP, do inglês PC-IOLs)

transformaram a cirurgia de catarata em um procedimento refrativo. O portfólio de LIOs para a correção da presbiopia que são disponíveis comercialmente inclui LIOs difrativas bifocais e trifocais e LIOs de profundidade de foco estendido difrativas e não difrativas (EDoF). Essas LIOs podem ser implantadas bilateralmente ou em combinação com uma LIO diferente da mesma plataforma, visando melhorar os resultados refrativos, a satisfação dos pacientes e até mesmo reduzir as disfotopsias positivas.

Estudos anteriores mostraram que as LIOs-CP têm sete vezes mais probabilidade de resultar em independência dos óculos em comparação com a monovisão, mas também podem causar mais disfotopsias positivas (79% contra 56%, respectivamente). Em uma tentativa de proporcionar maior independência dos óculos e mantendo simultaneamente uma boa qualidade de visão, os cirurgiões começaram a misturar diferentes tipos de LIOs, o que foi popularizado após a introdução das primeiras LIOs de EDoF difrativas, tais como Symfony (Johnson&Johnson Vision), AT LARA 829MP (Carl Zeiss Meditec) e Fine Vision Triumf (PhysIOL).

 

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

 

Autora

LARISSA GOUVÊA
Centro Amazonense de Oftalmologia, Manaus – AM. University of Toronto, Toronto – CA. Donald K Johnson Eye Institute.