fbpx
Início » Catarata em pacientes com alterações palpebrais
Artigos

Catarata em pacientes com alterações palpebrais

A cirurgia de catarata é uma das intervenções oftalmológicas mais comuns e bem-sucedidas em todo o mundo, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes afetados por esta afecção. No entanto, em alguns casos, a presença de alterações palpebrais em pacientes candidatos à cirurgia pode complicar o manejo pré, intra e pós-operatório, apresentando desafios adicionais aos oftalmologistas.

As afecções palpebrais podem variar desde distúrbios simples, como blefarite, até problemas mais graves, como ptose palpebral ou ectrópio. Em geral, as alterações palpebrais que podem interferir diretamente na segurança e eficácia da cirurgia de catarata são prioritárias para tratamento prévio, principalmente quando aumentam risco de infecção. No entanto, a decisão sobre qual alteração palpebral tratar antes de realizar a cirurgia de catarata deve ser avaliada individualmente.

Neste contexto, enfrenta-se um dilema ao decidir o momento ideal para intervir cirurgicamente na catarata em pacientes com condições palpebrais coexistentes. Abaixo algumas considerações sobre as alterações palpebrais:

 

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

 

Autora

TATIANA RIZKALLAH NAHAS
Médica oftalmologista, especialista em cirurgia plástica ocular e vias lacrimais.