O ceratocone (KC) é um distúrbio ectático bilateral da córnea marcado por fraqueza biomecânica localizada, afinamento e protrusão da córnea. Consequentemente, os pacientes com ceratocone podem apresentar miopia crescente, astigmatismo irregular, cicatrizes na córnea e perda de visão. Pesquisas recentes sugerem que o diagnóstico precoce, associado ao crosslinking corneano (CXL) em tempo hábil, pode retardar ou interromper efetivamente a progressão do KC. Além disso, o diagnóstico precoce desempenha um papel crucial na exclusão da utilização de tratamentos inadequados com Excimer Laser, especialmente em casos de doença subclínica.
O uso convencional da topografia de Plácido envolve a avaliação da curvatura da córnea para detectar sinais de KC. No entanto, a tomografia de Scheimpflug vai além, incorporando a elevação da córnea e parâmetros mais complexos para aprimorar o diagnóstico e o estadiamento da KC. Por meio da implementação de novos algoritmos e da análise automatizada, há um grande potencial para melhorar significativamente nossa capacidade de diagnosticar o KC em seus estágios iniciais com precisão e eficiência. No passado, a ceratometria máxima (Kmax) era considerada um índice simples e útil para avaliar a gravidade do KC, e muitos ainda a utilizam para monitorar a progressão.
No entanto, o Kmax é uma medição de ponto único, que tem baixa reprodutibilidade em casos avançados de KC. O sistema de estadiamento Belin ABCD foi introduzido para fornecer um método mais robusto de progressão e estadiamento do KC. Apesar da eficácia das técnicas tomográ- ficas no diagnóstico do ceratocone, elas frequentemente ignoram um aspecto crucial: as alterações na biomecânica da córnea. Para resolver essa limitação, a integração de um tonômetro de ar comprimido com imagens Scheimpflug de alta velocidade (Corvis, Oculus Optikgeräte, Wetzlar, Alemanha) permite a captura de parâmetros dinâmicos de resposta da córnea. O Índice Biomecânico Corvis (CBI) derivado foi proposto como um complemento valioso para aprimorar o diagnóstico precoce do KC.
Recentemente, a estrutura linear do CBI serviu como base para a criação de um sistema de estadiamento “E” (“Elásti- co”) que foi posteriormente integrado ao sistema de estadiamento ABCD de Belin.
Quando comparada à tecnologia Scheimpflug, a tomografia de coerência óptica do segmento anterior (AS-OCT) oferece uma resolução de imagem ainda maior. A AS-OCT se destaca na distinção do epitélio da córnea e de outras camadas da córnea em um nível de detalhe que a tecnologia Scheimpflug não consegue alcançar. Embora o perfil epitelial da córnea tenha sido inicialmente descrito e medido usando ultrassom digital de frequência muito alta (VHF) que não é comumente usado na prática clínica, foi demonstrado que ele melhora a detecção precoce do ceratocone em vários estudos.
Clique aqui para ler o artigo na íntegra
Autores
NAN-JI LU
Departamento de Oftalmologia, West China Hospital Sichuan University, Chengdu, Sichuan, China.
EMILIO A. TORRES-NETTO
Doutor em Oftalmologia e Ciências Visuais pela EPM-Unifesp e doutorando pela Université de Genève (Suíça). Especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa. Formação pela Stanford University School of Medicine (EUA), Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Unifesp, Fondation Ophtalmologique Adolphe de Rothschild (França), ELZA Institute (Suíça), UniversitätsSpital Zürich e Universität Zürich (Suíça).
FARHAD HAFEZI
Professor da Universidade de Genebra, Suíça. Diretor médico do Instituto ELZA, Dietikon/Zurique, Suíça. Professor clínico de Oftalmologia na Escola de Medicina de Keck, Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles. Líder do grupo de pesquisa no Centro de Biotecnologia Aplicada e Medicina Molecular, Universidade de Zurique, Suíça. Professor visitante da Universidade Médica de Wenzhou, China.