fbpx
Início » A tecnologia robótica na cirurgia oftalmológica
Notícias

A tecnologia robótica na cirurgia oftalmológica

Assim como ocorre em outras modalidades microcirúrgicas, a cirurgia oftalmológica demanda alta destreza na manipulação do instrumental, de modo a garantir que o manuseio dos tecidos oculares seja hábil e preciso. É comum a realização de manobras com amplitude de 150 a 200 μm e a redução do espaço de acesso aos alvos cirúrgicos por meio de microincisões.

Como consequência, o uso de equipamentos roboticamente assistidos certamente oferece vantagens que permitem aos cirurgiões superar tais desafios, por exemplo, possibilitando um posicionamento mais preciso, livre de tremores e filtrando a dimensão dos movimentos efetuados à mão livre.

Dentre as possíveis vantagens desta tecnologia inovadora, vale citar a redução do trauma cirúrgico ao paciente, a diminuição do tempo das internações hospitalares, o aumento da segurança, a maior precisão e eficácia dos procedimentos, além da possiblidade de acesso a centros cirúrgicos remotos em funcionamento em áreas sem acesso à tecnologia e a profissionais de ponta.

Confira o artigo completo na edição 175 na Área do Associado ABCCR ou Associado Digital.

Tags