fbpx
Início » Apps para cirurgia de catarata, por Nayara Flügel
Artigos

Apps para cirurgia de catarata, por Nayara Flügel

Os smartphones geraram mudanças importantes na interação humana em todo o mundo e tiveram um impacto

em nossa prática médica. Atualmente, há um movimento crescente em tecnologias e aplicativos móveis que colaboram para a construção de uma nova modalidade de assistência à saúde.

Uma revisão sistemática com objetivo de identificar o uso de aplicativos de smartphone na área da saúde obteve 39 estudos que foram categorizados em oito domínios: diagnóstico, telemedicina, simulador cirúrgico, treinamento, coleta de dados, educação de paciente, comportamento e planejamento cirúrgico. Existem mais de 320.000 aplicativos de saúde e centenas de aplicativos específicos para a Oftalmologia disponíveis na App Store (Apple) e no Google Play, porém, neste artigo, vamos enfatizar aplicativos que auxiliam no planejamento e na realização da cirurgia de catarata.

Utilizar a tecnologia na educação do paciente cirúrgico é uma evolução no cuidado com o paciente, sendo o aplicativo um recurso capaz de ampliar o acesso à informação, visto que o smartphone e o acesso à internet têm se popularizado.

Em um estudo com o objetivo de avaliar o uso de aplicativos para aumentar o conhecimento do paciente cirúrgico na cirurgia geral, urologia, ortopedia e neurologia, observou-se um aumento significativo no conhecimento do pa- ciente com o uso desta ferramenta.2

Aplicativos que auxiliam no cálculo da lente intraocular (LIO) a ser implantada em cirurgia de catarata

A catarata é a principal causa de cegueira de acordo com a avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo responsável por 51% da cegueira mundial, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Por isso, é muito importante e útil qualquer auxílio para o aprimoramento e planejamento na realização da facoemulsificação do cristalino e o consequente implante da LIO.

1) Eye Pro (aplicativo pago IOS)

Este aplicativo foi um dos primeiros à venda na App Store, desenvolvido pelo Dr. Edmondo Borasio, em 2009, com diversas atualizações até agora. Inclui fórmulas de biometria padrão como SRK/T e Hoffer Q, as fórmulas BESSt 2 e BESSt 1 (Borasio Edmondo Smith and Stevens Formula) para pacientes pós-cirurgia refrativa e calculadoras tóricas. Ele também inclui fórmulas ópticas e programas de conversão para notação de acuidade visual.

A ferramenta de marcação EB Toric necessita de uma marca de tinta aplicada em qualquer lugar na conjuntiva para orientar o dispositivo (Figura 1). Uma foto é tirada e realinhada por inclinômetro. Comparando a marcação tórica digital com a marcação direta, torna o processo rápido e seguro, e não há risco de abrasões da córnea.

O aplicativo também inclui Borasio Toric IOL Calculator, com opção de incluir o astigmatismo posterior da córnea; fórmula otimizada de astigmatismo ceratométrico de Naeser/Savini; possibilidade de cálculo de astigmatismo induzido cirurgicamente (SIA); opções de conversão do poder da LIO tórica no plano da lente; personalização da constante A das LIOs; cálculo vetorial do astigmatismo; um método que prevê análise do astigmatismo final seguindo posição inadequada da incisão ou desalinhamento da LIO tórica; e conversor de acuidade visual (Snellen/LogMar/Decimal). O aplicativo promete uma integração entre todas essas funções.

 

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

 

Autora

NAYARA TEIXEIRA FLÜGEL

Médica oftalmologista fellow de Segmento Anterior no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR).


 

Editor da seção

DANIEL WASILEWSKI

Preceptor do serviço de residência em Oftalmologia e fellowship de Segmento Anterior do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR). Mestre e doutor em Princípios da Cirurgia. Ex-fellow do Doheny Eye Institute (University of Southern California). Médico do corpo clínico da Ocularis Oftalmologia Avançada.