fbpx
Início » Emílio Torres-Netto é premiado na ESCRS por estudo sobre PACK-CXL
Notícias

Emílio Torres-Netto é premiado na ESCRS por estudo sobre PACK-CXL

Pela terceira vez consecutiva, o editor de refrativa da Oftalmologia em Foco, Emílio Torres-Netto, é premiado no congresso da European Society of Cataract and Refractive Surgey (ESCRS). 

Torres-Netto foi o primeiro colocado entre as submissões científicas na área de Cirurgia Refrativa pelo trabalho intitulado “Crosslinking corneano para o tratamento de ceratite infecciosa: resultados finais do estudo multicêntrico controlado randomizado prospectivo”.  

O estudo de fase III, realizado na Suíça, Índia, Israel, China, Iran e Egito propôs a analisar o tempo para epitelização da córnea com o PACK-CXL (photoactivated chromophore for infectious keratitiscomo tratamento de primeira linha em úlceras infecciosas iniciais da córnea; comparar tais resultados à terapia antimicrobiana, que é o padrão atual de tratamentoA pesquisa abrangeu um total de 42 pacientes.

Achados 

Cocos Gram-positivos foram os patógenos mais comumente identificados no estudo.  Os casos de infecção fúngica mostraram pior acuidade visual tanto na apresentação quanto na alta.

Não foram observadas diferenças significativas no tempo de reepitelização da córnea entre o grupo que recebeu apenas colírios antimicrobianos ou grupo que recebeu apenas PACK-CXL como terapia primária

 “Nossos resultados sugerem que o PACK-CXL representa uma alternativa viável como primeira linha para o tratamento de pequenas úlceras ou infiltrados de córnea, e pode contribuir para combater o aumento da resistência aos antimicrobianos”, disse ele. 

O congresso virtual da ESCRS aconteceu entre os dias 2 e 4 de outubro de 2020. Em 2019 (Paris, Françatambém em 2020 (MarrakechMarrocos), Emílio Torres-Netto, que atualmente é doutorando da Universidade de Genebra (Suíça) e da Unifesp-EPM e oftalmologista do ELZAInstitute e da Universidade de Zuriqueganhou o prêmio de melhor paper de refrativa pelo estudo que investigou como o Excimer Laser interage com a córnea, sugerindo alternativas para reduzir a inflamação pós-operatória e consequentemente o haze.