fbpx
Início » IMPORTÂNCIA DO ÂNGULO KAPPA NO POSICIONAMENTO DA LIO, POR CAROLINA MERCADO
Artigos

IMPORTÂNCIA DO ÂNGULO KAPPA NO POSICIONAMENTO DA LIO, POR CAROLINA MERCADO

A evolução das lentes intraoculares tem sido espantosa nos últimos anos. Os pacientes têm uma variedade de LIOs Premium para escolher, e o aumento das despesas com a cirurgia acaba resultando no aumento das expectativas no pós-operatório. As LIOs multifocais proporcionam ao paciente a possibilidade de visão de longe e perto.

A preocupação principal em relação às lentes intraoculares multifocais é o fenômeno fótico, descrito como disfotopsias, glare e halos. Embora a multifocalidade sirva muito à funcionalidade, fenômenos fóticos indesejados diminuem a qualidade de vida, exigindo até a troca de LIO. Um fator importante que causa a ocorrência de tais fenômenos é a descentração da LIO.

Em alguns estudos, foi proposto que a luz passa através da borda dos anéis da LIO, o que se converte em descentração funcional. O ângulo Kappa, definido como a interseção do eixo pupilar e visual, pode estar relacionado a esses fenômenos fóticos devido à mudança da LIO com o centro pupilar. Vários estudos pesquisaram o efeito do ângulo Kappa durante o im plante de lente para prever halos e glare.

O objetivo desta revisão é descrever a relação encontrada na literatura entre o ângulo Kappa e o posicionamento da lente intraocular em fenômenos incômodos no pós-operatório.
A pesquisa foi feita em bancos de dados diferentes (Pubmed, Scielo, Google Scholar, Cochrane) de 1995 até julho de 2021. Foram inseridas as palavras-chaves “lente intraocular”, “posição” e “ângulo Kappa”. Foram incluídos trabalhos que tratam do tema deste artigo na seção de resumo, seja qual for o idioma. Foram selecionados estudos observacionais, revisões e metanálises.

Também pesquisamos manualmente as referências dos artigos previamente selecionados. Foram encontrados 35 artigos, dos quais oito foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão. Finalmente, vinte e sete foram selecionados.

Múltiplos resultados refrativos acerca de um cuidadoso posicio- namento da LIO e medições de ângulo Kappa foram encontrados nos diferentes estudos revisados. Resumimos e discutimos os resultados no presente artigo.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

 

Autores
CAROLINA MERCADO
Residente do terceiro ano de Oftalmologia, Escuela Superior de Oftalmología. Clinica Barraquer de America. Ocular Surface Tumors Research Fellowship, Bascom Palmer Eye Institute, EUA.


ADRIANA ORTÍZ CARRILLO
Especialista e pesquisadora em Oftalmologia. Escuela Superior de Oftalmología – Instituto Barraquer de America. Médica cirurgiã formada pela Universidade Autônoma de Guadalajara, México.


ERNESTO J. OTERO
Professor de segmento anterior, córnea e cirurgia refrativa na Escuela Superior de Oftalmología – Instituto Barraquer de America. Membro do corpo docente da Clínica Barraquer
em Bogotá, desde 2003. Presidente eleito da Associação Colombiana de Cirurgia de Catarata e Refrativa (ASOCYR). Membro do conselho editorial internacional da revista Oftalmologia em Foco.

Autor correspondente: Ernesto Otero Leon-Gomez MD +57 3108710110
Ac. 100 #18A – 51 – Bogotá, Colômbia eo@barraquer.com.co


Editora da seção

RACHEL GOMES
Oftalmologista especialista em cirurgia de catarata e óptica cirúrgica. Doutorado em Oftalmologia pela Unifesp. Pós-doutorado pela TUFTS New England Eye Center, Boston. Diretora de Catarata da ABCCR/ BRASCRS e editora associada da revista Oftalmologia em Foco.