fbpx
Início » INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X CATARATA
Artigos

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X CATARATA

Há poucos anos, se alguém nos falasse sobre Inteligência Artificial (IA), talvez pensaríamos em algum filme de ficção científica, algo longe da realidade, que fica apenas no campo da imaginação. Seja no clássico Metrópolis (1927), Blade Runner (1982) ou Ela (2013) – romance em que Joaquin Phoenix se apaixona por uma IA, representada pela voz de Scarlett Johansson -, Hollywood sempre retratou com maestria e criatividade o universo das máquinas com vida própria. Contudo, já há algum tempo a IA deixou de fazer parte apenas do imaginário da sétima arte para estar presente em nosso cotidiano.

Entende-se a IA como um sistema com a habilidade de aprender e raciocinar como um ser humano – uma inteligência artificialmente construída. Um algoritmo que interpreta dados externos, aprende a partir desses dados e

utiliza este aprendizado para atingir objetivos e realizar tarefas específicas. Mesmo que você não saiba, a IA já está presente em sua vida. Seja através de aplicativos que traçam a melhor rota de trânsito, smartphones com comandos de voz ou carros (Teslas) que dirigem sozinhos. Porém, catalisada pela pandemia do coronavírus, a nova revolução digital está transformando também a Oftalmologia.

Para termos uma breve noção do impacto e crescimento desta ciência na Oftalmologia, basta uma rápida pesquisa na plataforma de busca Pubmed. Usando os termos “ophthalmology + artificial intelligence”, encontramos 1.538 resultados até a data desta busca (novembro de 2021). O que chama a atenção, porém, é a parcela destes trabalhos que foram publicados apenas nos últimos dois anos: 65,8%.

A Oftalmologia em Foco traz uma seleção especial dessas publicações para você.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

 

Autores

NICHOLAS W. SETTER
Médico residente do segundo ano de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR).


DANIEL WASILEWSKI
Preceptor do serviço de residência em Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR). Mestre e Doutor em Princípios da Cirurgia. Ex-fellow do Doheny Eye Institute (University of Southern California). Médico do corpo clínico da Ocularis Oftalmologia Avançada.