fbpx
Início » Bruno Fontes é o novo presidente da ABCCR/BRASCRS
Notícias

Bruno Fontes é o novo presidente da ABCCR/BRASCRS

Bruno Fontes é o novo presidente da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa para o biênio 2020/2022. Ele assumiu o cargo no último dia 18 de abril, durante Assembleia Geral virtual da ABCCR/BRASCRS, realizada neste formato em função do adiamento do congresso BRASCRS 20/20. Tradicionalmente, a troca de comando acontece durante a AGO presencial realizada no último dia do congresso, de dois em dois anos.

Fontes recebeu o bastão de Walton Nosé, que agora é presidente do Conselho Deliberativo. A vice-presidência ficou com Durval Carvalho Junior, que assume a liderança da instituição no biênio 2022/2024.

EXPERIÊNCIA

Bruno Fontes é filho de Paulo César Fontes, fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Implantes Intraoculares, primeira semente do que hoje é a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa. O jovem oftalmologista trabalha para a ABCCR/BRASCRS há mais de quinze anos, e já passou por diversas diretorias, como Comissão Jovem, Diretoria de Cursos, Diretoria de Publicações, entre outras.

Ele também integrou e coordenou a comissão científica de diversos congressos.

Em 2016, foi o presidente do XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, realizado no Anhembi, em São Paulo. Para a ABCCR/BRASCRS, “Bruno Fontes representa a energia da juventude, a renovação de lideranças e a experiência de quem começou a se dedicar muito cedo à instituição”. Sua gestão tem objetivos principais, elencados a seguir:

  • Fomentar, difundir e compartilhar conhecimento atualizado nas áreas de catarata e cirurgia refrativa.
  • Ampliar a presença digital da Associação.
  • Promover eventos científicos (congressos, cursos, jornadas, webmeetings, entre outros) com conteúdo relevante e atual, estimulando a interação e confraternização de pessoas e ideias para o desenvolvimento de ambas.
  • Ser fonte e estar disponível para responder aos questionamentos e esclarecimentos sobre catarata e cirurgia refrativa que se fizerem necessários (imprensa, sociedade, CBO, SBO, entre outras).
  • Aumentar o diálogo com os sócios e promover uma maior aproximação, ampliando canais de comunicação.
  • Dar oportunidade e reconhecimento aos oftalmologistas que os mereçam, independentemente de idade ou região do Brasil (premiar o mérito).
  • Zelar pelo equilíbrio financeiro e promover transparência sobre finanças da ABCCR/BRASCRS.
  • Fomentar a união e cooperação entre oftalmologistas.
  • Ampliar e fortalecer os laços com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia e todas as sociedades de subespecialidades da Oftalmologia.
  • Consolidar a presença internacional em busca de protagonismo, de forma altiva e independente.