fbpx
Início » Complicações e macetes foram destaque no segundo dia do LiveLab OF
Notícias

Complicações e macetes foram destaque no segundo dia do LiveLab OF

Quais são as complicações da técnica GATT durante a cirurgia de glaucoma? Como evitá-las? E, caso ocorram, como trata-las? Essas foram algumas das questões elucidadas no segundo dia do LiveLab Oftalmologia em Foco com o oftalmologista texano Davinder Grover, idealizador do GATT. O encontro aconteceu no último dia 29 de junho, segunda-feira, e ofereceu um conteúdo um pouco mais avançado do que o primeiro dia. “Enquanto no primeiro encontro Grover explicou o passo a passo da técnica, dessa vez, ele mostrou todos os tipos de complicações possíveis. Mas, principalmente, compartilhou seus macetes tanto para evitá-las, como para resolvê-las, tirando todas as dúvidas dos interlocutores”, relata Victor Cvintal, coordenador da iniciativa e editor de glaucoma da revista Oftalmologia em Foco.
Casos indicados para GATT 
Para Cvintal, um dos pontos altos do evento foi a apresentação de casos. “Que cirurgia serve para cada caso? Essa é uma pergunta fundamental. E encontrar a resposta é mais importante ainda. Muitas vezes, o insucesso de uma cirugia está relacionado à escolha equivocada da técnica. E foi interessante como o público usou o encontro para perguntar a Grover se aqueles tipos de glaucoma (dois casos de glaucoma juvenil) estavam indicados para GATT. Ele não só respondeu como rediscutiu todas as indicações. Vale a pena assistir”, convida.
O que é um LiveLab? 
O LiveLab (ou laboratório virtual) é um formato de curso on-line criado pela revista Oftalmologia em Foco com o objetivo de esgotar uma técnica – do nível mais básico ao mais avançado – com seu criador, como no caso de Grover, ou com um grande expert. “É diferente de outros webinars e webmeetings, que discutem um pouco de cada tema. A nossa avaliação é que quem assistiu o LiveLab de GATT certamente vai fazer a cirurgia com mais segurança. E não estou falando apenas de glaucomatólogos, mas também de cirurgiões de catarata”, avalia Cvintal.
Perdi! Como faço para assistir? 
Os principais destaques do LiveLab de GATT estarão na próxima edição da Oftalmologia em Foco (edição 186). E a gravação dos dois dias de curso ministrados por Davinder Grover será disponibilizada aqui, no site da Oftalmologia em Foco, em breve. Fique de olho !
Tags