fbpx
Início » DSEK BILATERAL PARA TRATAMENTO DE CHED EM CRIANÇA DE 1,5 ANOS
Notícias

DSEK BILATERAL PARA TRATAMENTO DE CHED EM CRIANÇA DE 1,5 ANOS

A Distrofia Endotelial Hereditária Congênita (CHED) é uma condição caracterizada por edema e opacidade corneana, de natureza congênita e bilateral. Pode estar presente desde o nascimento ou pode ter início na infância. Faz parte das Opacidades Corneanas Congênitas (CCO), grupo de patologias em que indivíduos acometidos, frequentemente, desenvolvem ambliopia e, possivelmente, nistagmo, quando bilateral.
O diagnóstico diferencial deve ser explorado com brevidade e deve incluir todo o grupo das CCOs, mas as principais condições a serem consideradas são o glaucoma congênito e Peters.

Na anomalia de Peters, além do edema de córnea, normalmente, é possível observar alterações envolvendo a relação anatômica entre o cristalino, íris e córnea. A ultrassono- grafia B-scan ou biomicroscopia ultrassônica (UBM) são úteis na detecção de aderências iridocorneanas e ceratolenticulares.

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Autor

LEONARDO COELHO GONTIJO
Oftalmologista pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Corneólogo pelo Banco de Olhos de Sorocaba. Preceptor da Santa Casa de BH e do Instituto de Olhos Ciências Médicas.