fbpx
Início » SULCOFLEX TRIFOCAL APÓS FACO + DMEK EM DISTROFIA DE FUCHS
Notícias

SULCOFLEX TRIFOCAL APÓS FACO + DMEK EM DISTROFIA DE FUCHS

A distrofia de Fuchs é uma doença bilateral que afeta o endotélio da córnea, resultando em edema e excrescências na membrana de Descemet, conhecidas como guttatas. Atualmente, a ceratoplastia endotelial da membrana de Descemet (DMEK) é a opção terapêutica padrão para pacientes com essa doença. Na existência de catarata coexistente visualmente significativa, um procedimento combinado pode ser considerado.

Paralelamente, vem ganhando popularidade o implante de LIO suplementar no sulco, seja para corrigir um erro refrativo residual ou, mais recentemente, para corrigir a presbiopia em pacientes pseudofácicos que desejam independência de óculos em todas as distâncias. Esse implante secundário se mostrou seguro e previsível, além de reversível e, durante a última década, as lentes de fixação no sulco vêm sendo refinadas.

Recentemente, foi introduzida no mercado uma nova versão de uma lente suplementar, a Sulcoflex trifocal (Rayner Intraocular Lenses Ltd. Worthing, West Sussex, UK). Ao nosso conhecimento, este caso clínico representa o primeiro implante de lente intraocular trifocal suplementar após um procedimento combinado de faco + DMEK em um paciente com distrofia de Fuchs no mundo, e o primeiro implante de LIO suplementar Sulcoflex trifocal no Brasil.

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Autora

LUIZA MOSCHETTA ZIMMERMANN
Médica pela Universidade Federal do Paraná e residente em Oftalmologia pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo.