fbpx
Início » O TRATAMENTO COM EXCIMER LASER BASEADO EM FRENTE DE ONDA “TOTAL” DA CÓRNEA, POR EMÍLIO TORRES-NETTO
Notícias

O TRATAMENTO COM EXCIMER LASER BASEADO EM FRENTE DE ONDA “TOTAL” DA CÓRNEA, POR EMÍLIO TORRES-NETTO

full customization

A cirurgia refrativa a laser com o Excimer Laser revolucionou o campo da correção da visão. Obviamente, a maioria dos procedimentos foi cosmética, permitindo que os pacientes ficassem sem óculos. Mas a cirurgia refrativa a laser também ofereceu benefícios terapêuticos significativos para pacientes com irregularidades na córnea. Este artigo explora o conceito de análise da frente de onda total da córnea e seu papel fundamental na otimização dos resultados da cirurgia refrativa terapêutica com Excimer Laser, especialmente para pacientes com córneas irregulares.

PERSPECTIVA HISTÓRICA

Tradicionalmente, nossa abordagem para a análise da frente de onda da córnea tem se baseado em dados de frente de onda da córnea baseados em topografia derivados de instrumentos como os sistemas Scheimpflug e/ou Plácido, que combinam essas tecnologias para obter imagens da superfície da córnea. Além disso, também realizamos a análise da frente de onda ocular total com um sistema de imagem piramidal, que avalia a frente de onda de todo o olho. Ambos foram fundamentais para o planejamento de cirurgias refrativas. No entanto, esses métodos se concentraram principalmente em dados derivados da superfície anterior da córnea ou abrangeram todo o olho, deixando espaço para maior refinamento.

ANÁLISE TOTAL DA FRENTE DE ONDA DA CÓRNEA

A introdução da análise da frente de onda da córnea total representa um avanço significativo em nossa capacidade de avaliar e planejar cirurgias refrativas terapêuticas com Excimer Laser. Essa nova abordagem, possibilitada recentemente pela integração de mais tecnologias, permite a avaliação abrangente de toda a córnea, incluindo as superfícies anterior e posterior, conforme uma combinação da topografia da córnea com disco de Plácido e da tomografia do segmento anterior baseada em OCT de alta resolução para fornecer uma análise da frente de onda total da córnea.

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Autor

EMÍLIO A. TORRES- NETTO
Doutor em Oftalmologia e Ciências Visuais pela EPM-Unifesp e doutorando pela Université de Genève (Suíça). Especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa. Formação pela Stanford University School of Medicine (EUA), Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Unifesp, Fondation Ophtalmologique Adolphe de Rothschild (França), ELZA Institute (Suíça), UniversitätsSpital Zürich e Universität Zürich (Suíça).