fbpx
Artigos

Analisador avançado de visão: perímetro de realidade virtual

Na atual situação pandêmica da Covid-19, a saúde global é um aspecto que tem sido enfatizado pelas principais autoridades e instituições de saúde em todo o mundo, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Há uma preocupação crescente em prevenir a propagação de doenças infecciosas por um lado e oferecer as melhores instalações de saúde disponíveis para o segmento de indivíduos que sofrem de outras doenças crônicas e transtornos. O glaucoma é uma das principais causas de cegueira e a detecção precoce é de suma importância para reduzir seu efeito sobre os campos visuais do paciente.

A perimetria automatizada acromática (SAP) é o padrão-ouro para avaliar os campos visuais de um paciente com glaucoma. Os aparelhos da SAP ocupam um espaço físico grande e precisam de uma sala escura dedicada para realizar o procedimento de perimetria. A realidade virtual é uma tecnologia estabelecida e crescente com várias aplicações que coloca os espectadores dentro de uma experiência virtual sem a tradicional interface do usuário. O analisador visual avançado (AVA) utiliza a plataforma de realidade virtual para oferecer várias vantagens aos pacientes em comparação com a SAP.

DISPOSITIVO E COMPONENTES DO ANALISADOR AVANÇADO DE VISÃO (AVATM)

O AVATM (da empresa de tecnologia de visão ELISAR) é um autoperímetro de realidade virtual com uma fonte de energia de bateria. Compreende um dispositivo montado na cabeça, um botão de resposta do paciente, que é um dispositivo portátil, e um tablet de Android que serve como controlador para executar, registrar e analisar o programa do teste.

Gostaria de ler o artigo na íntegra?

Acesse a Oftalmologia em Foco digital

 

Autores

Ashvin Agarwal
Diretor-executivo. Chefe de Serviços Clínicos. Presidente do conselho clínico do Dr. Agarwal’s Group of Eye Hospital.

 


Priya Narang
Diretora do Narang Eye Care & Laser Centre, Ahmedabad, Índia. Email: narangpriya19@gmail.com.

 

 


Editora da seção e editora-chefe da Oftalmologia em Foco

Bruna Ventura

Mestrado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo
(Unifesp). Coordenadora do Curso de Especialização em Oftalmologia da Fundação Altino Ventura (FAV). Coordenadora do Departamento de Catarata da FAV.