fbpx
Artigos

NETiqueta no webinar

Com a recomendação de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), houve um aumento expressivo no número de webmeetings, reuniões on-line e, até mesmo, congressos virtuais. Acredita-se que mesmo após o término da pandemia muitos eventos continuem acontecendo no ambiente virtual.

Considerando esta nova realidade, é importante seguir algumas recomendações. Neste artigo, o oftalmologista André Maia compartilha dicas úteis para “frequentar” este novo ambiente profissional.


Por André Maia

O cuidado que devemos ter nas conferências virtuais assemelha-se ao que teríamos nos eventos presenciais, mas com algumas particularidades. Faz-se necessário o correto conhecimento das ferramentas digitais e a etiqueta para seu melhor uso, conforme apontamos a seguir:

QUESTÕES ÉTICAS/BOAS PRÁTICAS

-Deixe o microfone desligado quando não estiver falando. Seu microfone capta ruídos que serão transmitidos para todos os participantes, muitas vezes provoca eco e piora da qualidade do áudio do palestrante.

-Evite interrupções, desligue o áudio do celular e as outras fontes de ruído que possam interferir na sua participação.

-Depois da sua apresentação, saia imediatamente do modo compartilhar a tela, sem que o organizador do evento tenha que pedir. Esse é um gesto de respeito a todos os outros palestrantes.

-Vista-se como se estivesse em reunião ao vivo. Jamais fique sem camisa nos eventos médicos. Você corre o risco de virar meme!

-Se você não for participar como palestrante, desligue sua câmera. A câmera ligada atrapalha o processamento e a transmissão dos dados e gera tráfego inútil.

Clique aqui para a acessar a edição 185 da Oftalmologia em Foco e conferir as dicas na íntegra.